O Ballet Clássico nos leva a outros mundos e épocas. É uma dança milenar, com estrutura montada e trabalhada com métodos diferentes em cada País, porém a base é a mesma e a beleza se assemelham em cada movimento. O que diferencia é que com a modernidade conseguimos avaliar que cada método foi construída com base no corpo e estilo de vida dos Países e no Brasil por não ter uma metodologia e sim uma mistura de métodos, cada Escola trabalha o que se aprendeu nessa miscelânea.
Em 1700, Pierre Beauchamp construiu a base do academismo, quando também elaborou as 5 posições dos pés, transformando a arte do ballet na mais duradoura de todas as modalidades de dança.
Embora o ballet tenha nascido na Itália, foi a França que ficou conhecida como a pátria do ballet; por isso, os passos têm nomes franceses.
O que trabalhamos na escola:
Análises – são quatro provas durante o ano, para avaliar o desempenho do aluno. O desenvolvimento cognitivo e social.
Sala de Aula – é o local onde o aluno aprende e desenvolve sua técnica e o seu conhecimento através de aulas práticas, passando pelo fazer, analisar e aplicar.
Disciplina – Ênfase no respeito social (relações com o próximo) organização pessoal (cuidados com o material, uniforme) e acadêmica (cumprimento das tarefas solicitadas, pontualidade, ).
Workshops – A escola incentiva o aluno a por em prática o que aprendeu. Podem participar desta atividades na escola ou festivais.
Atividades Extras – São atividades necessárias, como espetáculo anual e apresentações em espaços formais e informais com a participação da comunidade e público em geral, para que o aluno constate a realidade, verifique-a e a experiencie, construindo o saber.
Participação em outras modalidades – A partir da experiencia em outras modalidades o educando pode construir, de forma mais elaborada, o seu conhecimento técnico e acrescentando conhecimento na dança e seus estilos, se tornando apto a formação profissional.
A participação dos pais, colaborando na elaboração do conhecimento de seus filhos é de fundamental importância para o trabalho que nos propomos a realizar em nossa Escola.